segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NOVA RECORTAGEM

o ilustríssimo professor André Singer, que escreveu artigo na FSP no qual se propõe a elucidar o fenômeno do lulismo, parece ter esquecido da abertura magistral de um livrinho do velho Karl. Diferentemente do PSDB, que era acusado de possuir em suas garras um plano secreto para governar o país por vinte anos, o PT brada o domínio conquistado no cenário político, com a meta de ir ainda mais longe, numa retórica mista de concertación chilena e peronismo melado, dizendo por meio do professor que 20 anos serão pouco.

para ilustrar, leia o primeiro parágrafo do texto citado -- antes, tome um drink. CONTA-SE QUE CERTA VEZ o engenheiro Leonel Brizola teria levado o metalúrgico Lula ao túmulo de Getúlio Vargas em São Borja (RS). Lá chegando, o gaúcho pôs-se a conversar com o ex-presidente. Depois de algumas palavras introdutórias, apresentou o líder do PT ao homem que liderou a Revolução de 1930: "Doutor Getúlio, este é o Lula", disse, ou algo parecido. Em seguida, pediu que Lula cumprimentasse o morto. Não se sabe a reação do petista.


Karl Marx escreveu certa vez, em uma de suas publicações mais famosas, o 18 Brumário de Louis Bonaparte: Hegel observa algures que todos os grandes factos e personagens da história universal aparecem como que duas vezes. Mas esqueceu-se de acrescentar: uma vez como tragédia e a outra como farsa. Caussidiére por Danton, Louis Blanc por Robespierre,

e cá em nossa terrinha se ouvem ecos ansiosos por completar: Getúlio Vargas por Lula...

mais adiante, o alemão emenda: Todo um povo que acredita ter-se dado, por meio de uma revolução, uma força de movimento acelerada, encontra-se de súbito remetido para uma época morta, e para que não possa haver ilusão acerca da recaída, reaparecem as velhas datas, o velho calendário, os velhos nomes, os velhos éditos, de há muito caídos na erudição de antiquário, e os velhos esbirros, que de há muito pareciam apodrecidos.

Em boa hora, Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, poderia rememorar a senhorita Dilma Rousseff, logo no próximo debate, das provocações escritas pelo comunista alemão. E adverti-la, cuidado com a história - ela não termina.

A NOSSA RECORTAGEM PRETENDE LEMBRAR AO COMANDO PETISTA, QUE MESMO TENDO PDT E O QUE RESTOU DA ESQUERDA ALIADA, O LULISMO TEM COMO ALICERCE DUAS FFIRMAS REACIONÁRIAS, A CLASSE MAIS POBRE, COMO TAMBÉM ASSINALOU O PROFESSOR DA USP, E O PMDB E CORONEIS AGREGADOS, CONFORME JÁ ESCREVI POR AQUI ANTES. ASSIM, EU ME PERGUNTO, CASO SEJA PRECISO TIRAR O DOCE DA BOCA DAS CRIANÇAS, COMO SERÁ QUE ELAS FICAM? VÃO CHORAR?

ainda no passado, lembrando das velhas aulas sobre o Estado Novo, lembro que nos livros escolares o momento não era descrito com tintas das mais coloridas. meu professor de então, um petista roxo, contava sobre perseguições à imprensa, prisões: DITADURA. se formos por aí, vamos mal...

Nenhum comentário: